PPGDiDeS
Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido
PPGDiDeS
Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de
Desenvolvimento do Semiárido

Os alunos e professores do PPGDiDeS têm a sua disposição laboratórios, Bibliotecas na UNIVASF e a Biblioteca da EMBRAPA

Air Max 90 Woven

Laboratórios

Para a realização de suas atividades acadêmicas, os discentes do PPGDiDeS têm à disposição um laboratório climatizado com capacidade para 80 pessoas, contando com 40 microcomputadores ligados em rede à Internet e 1 impressora também ligada em rede. O laboratório funciona em período integral e os discentes tem o apoio de 1 aluno monitor em cada turno.
Como ferramenta de apoio didático, os discentes e docentes tem à disposição um laboratório de práticas empresariais climatizado, equipado com 1 canhão de projeção, 1 tela para projeção, 1 quadro branco, 1 microcomputador, 1 impressora ligada em rede e 1 armário com duas portas. A sala conta ainda com 8 baias. Cada baia conta com 1 mesa redonda com 5 cadeiras estofadas, 1 mesa retangular, 1 cadeira tipo digitador e 1 microcomputador com acesso à internet.
Contam ainda com as instalações da Unidade de Pesquisa e Extensão com diversos espaços para estudo, trabalho em grupo e desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão.
Destacamos ainda a disponibilidade de uso dos laboratórios e do acervo bibliográfico da EMBRAPA Semiárido, parceira neste projeto e que muito contribuirá para o desenvolvimento das pesquisas objeto desta proposta. É importante destacar também o acervo pessoal dos professores vinculados ao PPGDiDeS e que estará a disposição dos alunos matriculados.

 

Bibliotecas da UNIVASF

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIVASF (SIBI) é constituído por uma Biblioteca Central, localizada no campus Petrolina/PE e pelas bibliotecas Setoriais, composto por: 06 bibliotecas, sendo 01 (uma) central com aproximadamente 2.148,60 m2 de área construída, localizada no Campus Petrolina-PE e 05 (cinco) setoriais: campus de Juazeiro/BA; campus de Ciências Agrárias/PE; campus e São Raimundo Nonato/PI; campus de Senhor do Bonfim/BA e campus Paulo Afonso/BA.
Está disponível para os usuários das bibliotecas da UNIVASF um dos mais modernos e completos softwares para gerenciamento de bibliotecas, o Sistema Pergamum. Com esse sistema é possível realizar renovação e reserva de material em qualquer computador com acesso a internet, e, ainda, através do celular, por meio do Pergamum mobile.
Possui aproximadamente 45.000 exemplares em seu acervo, que é composto basicamente por livros, periódicos, mapas e materiais multimídia. Atende a mais de 4.500 usuários, com média anual de empréstimo domiciliar de 160.000 exemplares.
A UNIVASF tem acesso ao Portal de Periódicos da CAPES que garante a atualização constante das pesquisas, uma vez que permite a obtenção de textos na íntegra, em tempo real. Existem terminais disponíveis na Biblioteca destinados exclusivamente ao acesso de bases de dados científicas, bem como já disponibiliza acesso remoto ao portal (mediante cadastro prévio realizado pelo STI da universidade).
Para atendimento aos alunos, a biblioteca central (Petrolina/PE) apresenta uma recepção com 4 funcionários e 5 computadores com acesso a internet; 20 gabinetes individuais para alunos; 45 mesas grandes com 5 lugares cada para os alunos; 7 computadores em gabinetes individuais com acesso a internet; 4 computados com gabinetes individuais para acesso a informações do acervo e; 80 armários individuais com tranca para guardar material de estudantes. Além disso, 3 escritórios que alocam as direções geral e local das bibliotecas da rede SIBI.

 

Biblioteca da EMBRAPA

Com relação a Biblioteca da EMBRAPA Semiárido, destacamos que a mesma possui um acervo especializado em agricultura, pecuária, recursos naturais e agronegócio do Semiárido brasileiro. É destinada a atender às demandas do setor agropecuário regional, especialmente dos pesquisadores, técnicos, estudantes e produtores. Possui uma área física de 1.200m² e um acervo de cerca de 60.000 títulos, disponibilizados nas Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária - BDPA. Por fim, ressalta-se ainda que é permitido o livre acesso pelos usuários e o acervo está aberto ao público em geral para consulta.

Parcerias e Agências de Fomento