PPGDiDeS
Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido
PPGDiDeS
Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de
Desenvolvimento do Semiárido

1) Qual o período de seleção para o PPGDiDeS?
Anualmente, o programa lança um edital de seleção de novos estudantes. A publicação do edital pode ocorrer no primeiro ou no segundo semestre, de acordo com a deliberação do colegiado acadêmico do PPGDiDeS.

2) Haverá oferta de bolsa para os alunos do PPGDiDeS?
Por se tratar de um mestrado profissional, não são oferecidas bolsas de estudo.

3) O mestrado é gratuito?
O curso oferecido pelo PPGDiDeS é TOTALMENTE gratuito, não sendo cobrada nenhum tipo de mensalidade ao aluno.
A cobrança de taxa é apenas para inscrição no processo seletivo.

4) Qual a diferença entre Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional?
"Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).
Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos.
FONTE: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7419-mestrado-profissional

5) O curso oferecido pelo PPGDiDeS é reconhecido pela CAPES?
O Mestrado Profissional em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido foi reconhecido e recomendado pela CAPES de acordo com a ficha de avaliação divulgada em 11/11/2016 e que está disponível para visualização no seguinte endereço: http://www.ppgdides.univasf.edu.br/site/index.php/pt-br/sobre-o-curso/avaliacao-capes/ficha-de-recomendacao-avaliacao

6) Qual é o título conferido ao aluno que concluir o curso oferecido pelo PPGDiDeS?
Após o estudante ter cumprido todas as exigências regimentais poderá solicitar a expedição de diploma de Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido com ênfase na Linha de Pesquisa a qual esteja vinculado seu trabalho de conclusão.

7) É possível fazer um Doutorado Acadêmico tendo feito um Mestrado Profissional?
Sim.

8) Quais serão os horários das aulas?
Considerando que é um mestrado profissional e que os alunos não terão dedicação exclusiva ao programa em virtude das atividades profissionais, a Coordenação do Curso priorizará a oferta das disciplinas em horário noturno (18h às 22h), preferencialmente, nas quintas e sextas-feiras, e aos sábados (manhã e tarde), a depender da disponibilidade do professor.

9) Haverá necessidade de comprovar proficiência em alguma língua estrangeira?
A comprovação do domínio de uma língua estrangeira é obrigatória a todo estudante de pós-graduação desde a emissão do Parecer CFE 977/65, aprovado em 03/12/1965 que se baseia na avaliação da capacidade de leitura em língua estrangeira e é considerada uma ferramenta fundamental para as demandas inerentes a um programa de Pós-Graduação; logo é exigido ao estudante regular do PPGDiDeS proficiência em uma língua estrangeira.
Para os discentes do programa a comprovação da proficiência poderá ser feita em uma das seguintes línguas: inglês, espanhol, francês e italiano.

10) Quando deverá ser apresentada a comprovação da proficiência em língua estrangeira?
O pós-graduando deverá apresentar na secretaria do PPGDiDeS, até doze (12) meses após sua primeira matrícula, comprovante impresso de aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira emitido por instituição independente regularmente autorizada para realização de tal exame.

 

Se suas dúvidas não foram completamente respondidas, entre em contato através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.