PPGDiDeS
Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido
PPGDiDeS
Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de
Desenvolvimento do Semiárido

SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO

1)Qual o período de seleção para o PPGDiDeS?
O ingresso dos alunos de Mestrado é anual. Em 2021, de acordo com o Edital 20/2021, a seleção acontecerá entre os meses de agosto/2021 e dezembro/2021.

2) Quantas vagas serão ofertadas em 2021?
Em 2021, serão oferecidas 44 (quarenta e quatro) vagas para o curso de Mestrado Profissional em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, sendo:

  • 33 (trinta e três) vagas destinadas à ampla concorrência;
  • 09 (nove) vagas reservadas para candidatos negros (pretos ou pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PCD), resguardada a aprovação no processo seletivo e o atendimento aos requisitos da Resolução 24/2019, que estabelece procedimentos sobre política de ações afirmativas na 
Pós-Graduação da UNIVASF (http://www.ppgdides.univasf.edu.br/site/images/resolucao_24_2019.pdf); 
  • 02 (duas) vagas reservadas para servidores técnico-administrativos em educação (TAE) ativos e permanentes, resguardada a aprovação no processo seletivo, em atendimento ao Artigo 26 da Resolução 04/2015, que estabelece normas para Capacitação e Qualificação dos servidores da carreira TAE da UNIVASF.

3) Onde ocorrem as aulas do Mestrado?

As aulas ocorrerão de modo remoto ou presencial, de acordo com a decisão do Conselho Universitário da UNIVASF. No caso presencial, as aulas serão ministradas na UNIVASF, Campus Sede, situado na cidade de Petrolina–PE.

4) Quais serão os horários das aulas?
Considerando que é um mestrado profissional e que os alunos não terão dedicação exclusiva ao programa em virtude das atividades profissionais, a Coordenação do Curso priorizará a oferta das disciplinas em horário noturno (18h às 22h), preferencialmente nas quintas e sextas-feiras, e aos sábados (manhã e tarde), a depender da disponibilidade do professor.

5) O mestrado é gratuito?
O curso oferecido pelo PPGDiDeS é TOTALMENTE gratuito, não sendo cobrada nenhum tipo de mensalidade ao aluno.

A cobrança de taxa é apenas para inscrição no processo seletivo.

6) Como será a escolha dos orientadores?
A indicação dos orientadores para os alunos selecionados será feita pela Comissão de Seleção a partir da proposta de trabalho que for submetida no ato da inscrição e da etapa de defesa da proposta de trabalho. Essa indicação será levada para Reunião de Colegiado, que poderá aprovar ou sugerir alterações.

Lembramos que a proposta de trabalho deve estar alinhada a uma das linhas de pesquisa do programa, o que determinará quais serão os possíveis orientadores.
Sugerimos que, ao definir a linha de pesquisa, o candidato verifique os orientadores disponíveis e consulte o CV Lattes dos professores.

7) Como devo proceder para solicitar a isenção da taxa de inscrição?
A isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada por qualquer candidato que atenda aos critérios definidos no Decreto n°6593 de 02 de outubro de 2008.

Para solicitar, o candidato deve preencher o formulário que, a partir de 04 de agosto de 2021, se encontrará disponível no site do programa (www.ppgdides.univasf.edu.br), no menu SELEÇÃO/Seleção 2021, isenção da taxa de inscrição.
A solicitação deverá ser realizada até o dia 26 de agosto de 2021 e o resultado do pleito será divulgado até o dia 30 de agosto de 2021.

8) Haverá necessidade de comprovar proficiência em alguma língua estrangeira?
A comprovação do domínio de uma língua estrangeira é obrigatória a todo estudante de pós-graduação desde a emissão do Parecer CFE 977/65, aprovado em 03/12/1965 que se baseia na avaliação da capacidade de leitura em língua estrangeira e é considerada uma ferramenta fundamental para as demandas inerentes a um programa de Pós-Graduação; logo é exigido ao estudante regular do PPGDiDeS proficiência em uma língua estrangeira.

Para os discentes do programa a comprovação da proficiência poderá ser feita em uma das seguintes línguas: inglês, espanhol, francês e italiano.

9) Quando deverá ser apresentada a comprovação da proficiência em língua estrangeira?
O pós-graduando deverá apresentar na secretaria do PPGDiDeS, até doze (12) meses após sua primeira matrícula, comprovante impresso de aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira emitido por instituição independente regularmente autorizada para realização de tal exame.

 

SOBRE O MESTRADO PROFISSIONAL

 

1) Haverá oferta de bolsa para os alunos do PPGDiDeS?
Por se tratar de um mestrado profissional, não são oferecidas bolsas de estudo.

2) Qual a diferença entre Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional?
"Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).
Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos.

3) O curso oferecido pelo PPGDiDeS é reconhecido pela CAPES?
O Mestrado Profissional em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido foi reconhecido e recomendado pela CAPES de acordo com a ficha de avaliação divulgada em 11/11/2016 e que está disponível para visualização no seguinte endereço: http://www.ppgdides.univasf.edu.br/site/index.php/pt-br/sobre-o-curso/avaliacao-capes2

4) Qual é o título conferido ao aluno que concluir o curso oferecido pelo PPGDiDeS?
Após o estudante ter cumprido todas as exigências regimentais poderá solicitar a expedição de diploma de Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, com ênfase na Linha de Pesquisa a qual esteja vinculado seu trabalho de conclusão.

5) É possível fazer um Doutorado Acadêmico tendo feito um Mestrado Profissional?
Sim. A exemplo de professores do PPGDiDeS, como o prof. Valdner, que fez o mestrado profissional em Economia pela Universidade Federal do Ceará e o doutorado em Gestão pela Universidade de Évora, em Portugal.

Se suas dúvidas não foram completamente respondidas, entre em contato através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.