Os professores do PPGDiDeS Milka Barbosa, José Ricardo Mendonça e Fernanda Roda publicaram artigo na revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas (AAPE/EPAA - ISSN 1068-2341), classificada como A2 na área interdisciplinar do Qualis/CAPES2015.
AdidasO papel de gestor: Percepções de professores-gestores de uma Universidade Federal Brasileira
Milka Alves Correia Barbosa, Fátima Regina Ney Matos, José Ricardo Costa Mendonça, Kely César Martins Paiva, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé
Resumo: Esta investigação teve como objetivo analisar como professores de ensino superior de uma universidade federal percebem o papel de professor-gestor. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo interpretativo básico, cujos participantes foram os professores-gestores da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A Análise de Conteúdo foi adotada para o tratamento dos dados, com o suporte do software Atlas Ti. Com os relatos dos professores foi possível identificar dimensões compartilhadas por eles ao se referirem ao papel de professor-gestor (faceta convencional), em torno das quais esses sujeitos se agregam e que caracterizaram o papel de professor-gestor como uma categoria social. Como também, foi possível reconhecer as interpretações e significações individuais que constituem a faceta idiossincrática do papel de professor-gestor. A pesquisa de campo mostrou-se frutífera ao aproximar empiricamente os processos de identificação e categorização do papel social, respectivamente oriundos da Teoria da Identidade e da Teoria da Identidade Social, mostrando que a complementaridade entre abordagens tradicionalmente oponentes. Ao situar a temática do papel professor-gestor na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a pesquisa proporcionou a construção de conhecimento sobre os papéis, atividades, desafios e tarefas com os quais mestres e doutores em início de carreira, lotados em universidades federais convivem.
Palavras-chave: papel social; papéis do professor de ensino superior; professor-gestor; universidade
Texto completo: pdf